O Fim da Liderança

15/01/2013 07:57

O Fim da Liderança - livro de Barbara Kellerman aborda um assunto polêmico e palpitante.  A ideia principal da obra é demonstrar como a liderança mudou e de que forma podemos resgatar a sua importância. A autora procura desfazer suposições obsoletas e estimular uma nova conversa sobre liderança no século XXI.

 

Barbara Kellerman enfatiza durante este provocativo livro, que tornar-se líder passou a ser um mantra. A crença de que liderar é um caminho para o poder e o dinheiro, um meio para a realização e um mecanismo para a criação de mudanças é base na qual a "indústria da liderança" se apoia.

Entretanto, segundo a autora, todos os líderes estão desacreditados. O incansável e muitas vezes superficial exercício da liderança não nos aproximou do "nirvana". Os seguidores, em quase todos os lugares, estão, por um lado, desapontados e desiludidos e por outro, qualificados e audaciosos.

O livro trata de duas narrativas principais:

  • A primeira, sobre a mudança - a alteração do equilíbrio de poder entre líderes e seguidores: em consequência da evolução cultural e da revolução tecnológica os líderes ficaram mais fracos e os seguidores, mais fortes.

 

  • A segunda narrativa é sobre a indústria da liderança. A autora questiona a eficácia do desenvolvimento de líderes, a importância dada aos líderes e aborda alternativas aos modelos atuais de liderança.

Uma excelente leitura para revermos nossas posições sobre um tema tão apaixonante e discutido no âmbito da gestão

 

Autora: Barbara Kellerman

Editora: Campus / Elsevier

256 páginas

 

Por: Wilton Chini